terça-feira, 12 de junho de 2012

Paisagens e sensações


Houve um acordo tácito entre mim e o tempo nesses dias passados. A trégua teve sua razão. Além de merecê-la, talvez eu sucumbisse, caso não estabelecêssemos o acordo. Paramos os ponteiros do relógio (ou ao menos fizemos com que eles andassem mais lentamente). Tanto foi que, em alguns momentos, não sabia nem o dia e nem a hora em que me encontrava.
Aceitas as condições que favoreceriam a ambos, caminhei como peregrino do acaso. Juntei-me a outros três andarilhos naquelas paragens, ganhamos liberdade!
Pisando estradas e picadas recoberta de cristais, sentimo-nos enormes como quem sobrevoa acima das estrelas. Vimos poeira cósmica, ganhamos terrenos e, entre rochas lunares, mergulhamos em poços translúcidos. Cansamos o cansaço. Vencemo-lo!
Embrenhando-nos em nossa própria capacidade de superar, recuperamos nossas forças em tonéis de nascentes aconchegantes. Ali suspiramos e nos deixamo ficar. Fugiu-nos completamente a noção da sequência dos segundos, minutos e horas. Tais tiranos foram embora!
Gargalhamos não pela obrigação da simpatia, mas o que sim em nos jazia era a pura simpatia de sermos nós mesmos. Potentes, frágeis, eloquentes, ousados ou tementes, éramos, na verdade, autênticos!
Florestas de crenças suprarreais, céus coalhados de histórias (ouvimos muitas), riachos e cascatas que geravam melodias enebriantes (por elas fomos envolvidos). Permitimo-nos este presente.
Olfato aguçado, distinguimos perfumes e incensos. Olhares atentos, vimos detalhes inesperados e vida pulsante. Paladar avivado, saboreamos a simplicidade e comemos manjares. Tato alerta, tocamos formas e percebemos diferentes texturas. Ouvidos abertos, distinguimos ruídos e escutamos o som do mundo. Um espetáculo sensorial para além da explicação.
Eis pois, aqui, nobres e valorosas almas para sempre!
Terminado o contrato, voltou a ampulheta a nos cobrar o compromisso do tempo! Entretanto, não nos restam dúvidas: valeu a pena!

4 comentários:

  1. Tenho certeza de que valeu a pena porque valeu MUITO a pena ler esse texto. Fantástico!!!!

    ResponderExcluir
  2. Esse texto materializa de forma exemplar, todas as sensações experimentadas pela exuberância que a Natureza nos presenteia na Chapada dos Veadeiros.
    Para esses "andarilhos", com certeza, foi uma felicidade especial além de toda essa paisagem que já seria o bastante.

    Eu e Queninha teríamos todo o motivo do mundo para comentar cada parágrafo, cada palavra, a emoção bate forte, e destaco o seguinte parágrafo:
    "...Gargalhamos não pela obrigação da simpatia, mas o que sim em nos jazia era a pura simpatia de sermos nós mesmos. Potentes, frágeis, eloquentes, ousados ou tementes, éramos, na verdade, autênticos!"

    Valeu Dan, agradeço ao PAI em estarmos nesse encontro maravilhoso que é a VIDA!

    ResponderExcluir
  3. É impressionante como é possível sentir sua alma nas suas palavras. Obrigada por compartilhar essa riqueza conosco!

    ResponderExcluir
  4. Posso viajar, sentir e me confortar com suas palavras, pois você nos permite entrar na sua alma e sentir a felicidade de cada segundo que lhe foi permitido aproveitar. Lindo demais.

    ResponderExcluir