terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Amigos na plateia


“Quem me conhece aí, levante a mão!” Gritei para a plateia que me ouvia. Olhando a assistência, todos os rostos era absolutamente conhecidos. Sem querer arriscar, mas quase afirmando, não havia alguém que fosse estranho.

Instintivamente e somando-se a tudo que aqueles que ali estavam já haviam vivido de histórias comigo, todos alçaram os seus braços para o alto. Passavam, naquele momento, os mais variados flash mentais de cada um sentado a minha frente. As imagens me eram projetadas também em meu campo da mente e eu via (e ouvia) inúmeras aventura, agruras e sentimentos por mim experimentados.

O tempo se perdeu na sua consecução lógica, os acontecimentos não precisvam de cronologia para serem entendidos e, uma vez mais sentidos. Na filosofia pessoana significa dizer “viver tudo de todas as maneiras”.

Não me detendo em quanto ficamos ali revivendo cada sensação, interrompi a minha própria catarse, onde revi e tentei entender a grande maioria do que chamo de minha vida, para novamente me dirigir à plateia e, interrompendo a alimentação de dados que eles me forneciam, afetuosamente na calma (mas fiermeza) de minha voz, troxe para perto de mim o microfone e os alertei:

“Desculpem-me todos vocês. Peço que não cansem seus braços! Podem abaixá-los. Sinto muito decepcioná-los, mas tenho que lhes dizer que suas respostas não são verdadeiras. Não porque mentem, jamais pensaria isto de quem quer que aqui esteja, já que todos são meus amigos. Entretanto, devo, por dever de fidelidade fraternal, informar-lhes que nem mesmo eu me conheço e que a máxima socratiana tem sido minha busca. Oxalá chegue o dia em que possa voltar a me dirigir a vocês e dizer: agora sim, conhecendo-me a mim mesmo, posso ter sido conhecido por todos.”

Desliguei o microfone, desci do tablado e segui em frente...

2 comentários:

  1. Adorei! Pois essa é a verdade! Quando nos conheceremos por completo? Essa é a busca.

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito,é a pura verdade,são poucos os privilegiados,os que se conhecem,e pra falar a verdade só conheço um único SER assim,BHAGAVAN SRI RAMANA MAHARSHI.
    Grande bj.

    ResponderExcluir