terça-feira, 11 de outubro de 2011

Pelos meus olhos


Desde muito cedo aprendi que cada dia é uma explosão de luz e, neste parto diário, encontro o conforto para seguir crendo em meu papel de colaborador desta emissão luminosa que clareia a vida. Sucedem-se os instantes e, na medida do possível, vou eternizando-os na alma, sem arrependimentos pelas ações, mas com a certeza plena de que as falhas (que são humanas, como diz um “velho” amigo - “sou lúcido!”) servem-me para que eu cresça.
Sem saudosismo ou sentimentalismo, consigo olhar ao redor e perceber o caminho riscado pelo lume do qual eu também sou partícipe. Espero, com isto, jamais fugir do brilho do olhar que nutre as convivências.
Eis a razão de minha existência e que me perdoem os que só conseguem enxergar o cinzento e empoeirado do tempo, mas eu me manterei (e não é proselitismo) no firme propósito de ver sempre o copo pelo prisma do “meio cheio”, antes de observar o vazio restante. Prefiro agradecer a existência ainda de alguma água, antes do derrotismo do espaço oco da outra metade do recipiente. É tudo uma questão de ótica e esta é a minha.
Não se arvorem ao julgamento de eu ser um otimista tolo e nem se deem ao trabalho de acreditar que é pueril inocência de quem nunca sofreu. Ao contrário, é a atitude de quem entendeu que a melhor forma de se defender das agruras e das dores é não se deixar levar pelo obstáculo antes de apostar que a mais adequada saída se encontra em si mesmo.

2 comentários:

  1. Queria eu, em meus momentos de explosão (não a explosão de luz mas da minha personalidade mesmo), conseguir ver que o copo está meio cheio e não se ater ao vazio restante. A justiça de Deus e dos homens na minha concepção ainda é muito falha. Um dia, pode ser em outra vida, conseguirei ser assim como você:otimista!!! Belo texto!!!

    ResponderExcluir
  2. Zito, Zito, Zito. As justiças são diferentes. Nossa ótica em relação a elas não pode ser igual, se não dá "chabu" mesmo na nossa cabeça. A Justiça Divina é isenta e nao se compraz de argumentos para ser tendenciosa. A justiça dos homens é coalhada de tendências. Daí não conseguirmos entender as vezes o Destino. Ser otimista é defesa. E quem mais pode me defender mais do que eu mesmo? O Chapolin Colorado? Claro que não! Abç e obrigado pelo comentário do texto.

    ResponderExcluir